<$BlogRSDURL$>
Ruth's Newsletter
Friday, June 13, 2008
  INSPIRAÇÃO vs COPIANÇO
A propósito de um videoclip que vi na MTV, eu e a Joana dissertamos sobre o tema INSPIRAÇÃO versus COPIANÇO. A linha que os separa é ténue, mas por vezes bem mais óbvia. Eis alguns exemplos em excrutínio...

Caso 1 COPIANÇO MUSICAL
Provas:

Oiçam com atenção a introdução com a guitarra. Para além do cantor ter ali um laivo de Bono versão escocesa, não acham os acordes de guitarra do início flagrantemente parecidos

Stiltskin "Inside"


com isto?

Smashing Pumpkins: "Today"




Veredicto: CULPADO! e antes que perguntem, a canção dos Smashing Pumpkins foi composta anteriormente ao único hit da banda Stiltskin. Não se esperava outra coisa do vocalista que rouba o estilo de Bono em início de carreira.

Caso 2: COPIANÇO DESCARADO
Este até me deixou de boca aberta...
Provas:

Anúncio "Dove go Fresh"



O mesmo tipo de montagem, mesmo estilo, mesmo uso intercalado de som gutural e música reflectindo o prazer. Tal e qual como surge na cena do magnífico "Requiem for a Dream" de Darren Aronofsky. Aqui, o prazer não advém de um creme duche...



Veredicto: CULPADO! (com direito a processo judicial, na boa!)

Caso 3: COPIANÇO INOCENTE
Ás vezes o copianço não é copianço. É coincidência.

Bloodhound and the Gang: "Fire Water Burn"



Experimentem cantar os primeiros versos: "The roof, the roof, the roof is on fire. We don't need no water, let the mother fucker burn. Burn motherfucker, burn." na introdução instrumental de:

Silence 4:"Borrow"



Deveras suspeito, não? O próprio autor da canção, David Fonseca, confessou que, de facto, são os mesmos acordes, mas é mera coincidência. "Borrow" foi escrita quando David tinha 19 anos e dificilmente os Bloodhound and the gang estariam na sua lista de preferências musicais.

Veredicto: INOCENTE

Caso 4: COPIANÇO NADA INOCENTE
Provas:

Se anteriormente, David Fonseca é absolvido da acusação de "copianço", no caso do recente vídeo da cover "Rocket Man", não se livra tão facilmente de rótulo tão vergonhoso para quem cai nas boas graças da crítica. O ex frontman dos Silence 4, não clama que compôs o tema "Rocket Man" - nada disso -, porém é o realizador do vídeo que apresenta visualmente a canção ao mundo. Depois de verem com atenção o vídeo apregoado aos quatro ventos como "inventido" e "original"...

David Fonseca: "Rocket Man"



Espreitem o video do sr. Mirwais (produtor do álbum "Music" de Madonna), feito há um par de anos atrás e tirem as vossas conclusões.



Veredicto: CULPADO. Mais... PLÁGIO!!!

Há artistas bem mais práticos afirmando, a priori, que o seu trabalho tem fortes inspirações de artista x ou y. Ou pela estética, pelo som, pelo ambiente, ou por ser algo de tal modo próximo do coração e do imaginário pessoal, inspiram o próprio trabalho. Talvez seja a honestidade que nos impede de lançar um "Je T'acuse!", porém não é segredo para ninguém, e já dizia o meu professor da cadeira de Criatividade: "Nada é original".

Caso 5: HOMAGEM
Provas:

Dois singles da banda do actor Jared Leto, são homagens aos filmes que marcaram a sua vida. É o próprio que realiza os videoclips sob o pseudónimo Bartholomew Cubbins. (imaginação não lhe falta!).

30 Seconds To Mars: The Kill



A canção "The Kill" é uma evidente e declarada homagem ao filme de Stanley Kubrik: "The Shinning" (e é igualmente assustador em algumas cenas). O single: "From Yesterday" é inspirado no filme de Bernardo Bertolucci: "The last Emperor" e , igualmente, uma delícia visual e musical.

Mas, há mais. Também Paula Abdul inspirou-se no filme "Rebel Without a Cause" para o videoclip do Tema "Rush Rush". E se Paula incarna o papel de Natalie Wood, imaginem lá quem foi convidado para representar o papel que marcou o efémero sucesso de James Dean?

Caso 6: INSPIRADO EM...
Provas:

Paula Abdul: Rush Rush



Veredicto: Inocente. Paula Abdul afirmou numa entrevista que nunca quis recriar o estilo dos actores do filme original, mas antes revelar a sua essência. Este video marcou o meu super crush pelo Keanu Reeves portanto, abençoada Paula Abdul.

Caso 7: PISCAR O OLHO
Provas

É uma expressão muito usada em cinema, quando um filme apresenta evidentes menções a outros filmes. Imagens icónicas para sempre imortalizadas no celulóide são, volta e meia recriadas, noutros projectos audiovisuais. No caso deste videoclip, Madonna recria Marilyn Monroe na célebre cena de "Gentlemen Prefer Blondes" . .

Madonna: "Material Girl"



Veredicto: INOCENTE. o material original pode ser recriado de mil e uma maneiras criativas que não passam pelo copianço. O tema que Marilyn canta no filme: "Diamonds are a Girls Best Friends" foi a inspiração para a cena de trapézio no filme Moulin Rouge, interpretada por Nicole Kidman. Aliás, todo o filme é um novelo criativo.

Caso 8: INSPIRAÇÃO DOS INSPIRADOS
Provas:

O mais influente videoclip de todos os tempos, estreado na então inaugurada MTV, "Thriller" de Michael Jackson, não escapa a um copiançozito. Em abono da verdade, não é copianço. A cena inicial, quando Michael confessa "I'm not like any other guys, I'm different" é inspirada no filme "I was a Teenager werewolf" com o saudoso Michael Landon.

Caso 9: INSPIRAÇÃO SUBLIMINAR
Provas:



O video "I'm loving it" de Justin Timberlake lembra bastante um outro de 1987 apresentando a canção de Michael Jackson "The way you make me feel". Neste vídeo, também o cantor segue insistemente uma rapariga que curiosamente também usa o mesmo tipo de roupa daquele que se vê do video de Justin Timberlake. A geração que cresceu com Justin Timberlake pode nem perceber as parecenças, mas quem está na casa dos 30 e lembra bem os sucessos videográficos de Michael Jackson, percebe logo.

Veredicto:INOCENTE. Não é segredo que os jovens musicos são inspirados pelo estilo dos seus ídolos de infância.

Caso 10: PLÁGIO
Provas:

Lembram-se há uns anos atrás quando o actor Diogo Morgano escreveu e interpretou a peça "(O)PRESSÃO", tal e qual, quase tradução do filme "Breakfast Club" de John Hughes. A barraca foi tal que a dita peça foi suspensa. Eu assisti á estreia e no fim olhei para a Joana que estava ao meu lado e disse:

"Isto é igual ao Breakfast Club! Será que ninguém reparou ou está algures escrito no programa que a peça é inspirada no filme?!?!"

O blog Ceú sobre Berlim relembra este caso. Leiam com atenção a entrevista que Diogo Morgado cedeu á Revista Focus.

Veredicto: CULPADÍSSIMO e (ingénuo)Curioso como o Diogo Morgado conseguiu escapar incólume a este acto vergonhoso, parece que o rapazinho foi perdoado quando interpretou o vingador "Alexandre Dumas" em Vingança. Ao menos essa novela menciona que é uma adaptação de uma novela sul americana. Nada como fazer as coisas ás claras, não?
 
Wednesday, June 04, 2008
  EDWARD NORTON é o HULK


Ora aí está um frase que nunca pensei ouvir, no entanto, desde a notícia que o Michael Bay ia fazer um remake de "Birds", já acredito em tudo. Na volta até gosto! Cheira-me que depois dessa hedionda enormidade o Mundo como o conhecemos acabará. Faz-se um reboot planetário e voltamos ao tempo de "Guerra de Fogo".

Adiante, estou a divagar. Voltando ao assunto em questão. Eu ando um pouco desligada da "cena" cinematográfica e nem sabia que o Edward Norton tinha sido escolhido para o novo filme Hulk. Ainda bem, pois o choque seria prolongando por muito mais tempo do que aquele estritamente necessário para ver o filme e formar uma opinião.

Confesso que o meu primeiro pensamento ao ver o trailer foi (e cito)

NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!

- Estaria um dos MAIORES ACTORES VIVOS assim tão desesperado por atenção mediática?

- Estaria assim tão ansioso por trabalhar que cedeu á tendência sanzonal?

- Estaria endividado a precisar de "massa"?

- Não há filmes interessantes para participar, na industria cinematográfica?!?!

Estamos a falar do GRANDE Edward Norton, o actor que, na sua estreia cinematográfica, como actor secundário, eclipsou todo o elenco de "Primal Fear" ("Raiz do Medo") numa reviravolta surpreendente onde, numa só cena o inocente rapazinho gago transforma-se no impiedoso e maquiavélico sociopata.

AMIGUINHOS, SE NÃO VIRAM O FILME (falha grave)NÃO VEJAM O CLIP
(e ignorem a frase maquiavélico sociopata... fiu fiu)

O mesmo franzino e pacato Edward Norton que ganhou massa muscular e aceitou o difícil papel de um ferveroso neonazi em busca de redenção.

Mais uma vez, SE NÃO VIRAM O FILME (falha muito grave), NÃO VEJAM O CLIP, para além de ser brutal na violência retratada, estraga o efeito catártico.

Sim, o mesmo Edward Norton que interpretou desta maneira em "Fight Club" (Clube de Combate)

Em abono da verdade este filme contém A reviravolta digna do top 5 das reviravoltas da história do Cinema, mas podem ver o clip á vontade SEM MEDOS!E já que estão com a mão na massa, vejam também o videozito em baixo e preparem-se para RIR!



O mesmíssimo actor que depois de andar aos murros e bofetões num drama brutal, realiza e interpreta uma comédia de rir até ás lágrimas

A lista continua por aí a fora, com uma participação forçada em "Italian Job" (por razões contratuais teve de participar num filme que não quis fazer e nota-se!), papeís mais escassos e o EXCELENTE "25th Hour" onde brilha com um portentoso elenco no primeiro filme pós 11 de Setembro dirigido por Spike Lee. Após esta pérola, Norton voou baixo no radar hollyoodesco com "O Illusionist", "Down in the Valley" (nem estreou cá)e "Painted Veil". Depois...Bem, depois veio..o HULK! Mas que raio?!?!?!



Não sei se foi pela fascinante fotografia, a adrenalina da perseguição ao pobre gigante verde (num CGI mais composto), a malvadez fascinante de Eric Roth, talvez a atenção ao pormenor sempre negligenciado "Como é possível que Bruce Banner mantenha as calças vestidas depois de se transformar no hiper musculado gigante a lembrar king kong?!" ou simplesmente por sentir saudades do Edward Norton no grande ecrã.

Olhem. Pronto. EU GOSTEI!
Edward Norton é como uma Cate Blanchett, consegue até interpretar um tomate com refinada perfeição, esperava-se o mesmo de um matulão verde com problema de controlo de raiva. A boa notícia é que o filme flui em espectaculares cenas de luta e perseguição, o elenco impressiona e o tumulto emocional está lá. Também lá está o Robert Downey Jr que é um pequeno extra.

Também acho que o beijo entre Norton e Liv Tyler, a bordo do helicópetro, vai acabar algures na lista de melhores beijos cinematográficos. Tinha de terminar com uma nota mental plena de estrogénio... fiu fiu!
 
Monday, June 02, 2008
  BENEFÍCIOS DA CERVEJA
Não aqueles que imediatamente vos assaltam o cérebro, mas antes a cerveja como plataforma publicitária para descobertas deveras interessantes.

Foi num anúncio de cerveja que descobri o meu estímulo visual, o rapaz do 3 (ou Bano) e recentemente, no anúncio da SuperBock, descobri uma músiquinha linda cuja rápida pesquisa no YOU TUBE permitiu desvendar a sua identidade. Uma voz que incarna a essência poética de Jewel (nos primórdios) e angústia crua de Damien Rice.

NOTA MENTAL: O YOU TUBE é a 8ª maravilha do Mundo, mas, convenhamos, nem sequer consegue desencantar o mui amado Anúncio do 3! Argh!



Brandi Carlile canta o tema "The Story", suporte musical das belíssimas imagens captadas por José Pedro Sousa, no spot "Momentos Autênticos", aqui em versão integral. Até nos esquecemos da cerveja, mais parece um videoclip em nome de "Bons tempos". Tou desconfiada que este rapazinho também realizou o spot da Optimus em que centenas de pessoas respondiam ao apelo de salvar uma baleia, ao belíssimo som de Mew.

E porque sou amiguinha e sei que vão ficar maravilhados com esta voz e a canção que se traduz numa verdadeira carta de amor á nossa alma gêmea, aqui fica a letra.

All of these lines across my face
Tell you the story of who I am
So many stories of where I've been
And how I got to where I am
But these stories don't mean anything
When you've got no one to tell them to
It's true, I was made for you

I climbed across the mountain tops
Swam all across the ocean blue
I crossed all the lines and I broke all the rules
But baby I broke them all for you
Oh because even when I was flat broke
You made me feel like a million bucks
You do and I was made for you

You see the smile that's on my mouth
It's hiding the words that don't come out
And all of my friends who think that I'm blessed
They don't know my head is a mess
No they don't know who I really am
And they don't know what I've been through like you do
And I was made for you

Refrão:
All of these lines across my face
Tell you the story of who I am
So many stories of where I've been
And how I got to where I am
But these stories don't mean anything
When you've got no one to tell them to
It's true, I was made for you

It's true, I was made for you
 
You never thought a life as dull would be so entertaining... Believe me. It is! A minha vida dava um filme, daqueles trágico cómicos. A sério, uma vida tão desinteressante nunca foi tão divertida...

ARCHIVES
December 2000 / March 2002 / December 2002 / February 2003 / March 2003 / April 2003 / May 2003 / July 2003 / August 2003 / September 2003 / October 2003 / November 2003 / December 2003 / January 2004 / February 2004 / March 2004 / April 2004 / May 2004 / June 2004 / July 2004 / October 2004 / November 2004 / December 2004 / January 2005 / February 2005 / March 2005 / April 2005 / June 2005 / July 2005 / August 2005 / September 2005 / November 2005 / December 2005 / January 2006 / February 2006 / March 2006 / May 2006 / July 2006 / August 2006 / September 2006 / October 2006 / November 2006 / December 2006 / January 2007 / February 2007 / March 2007 / May 2007 / June 2007 / July 2007 / August 2007 / September 2007 / October 2007 / November 2007 / December 2007 / January 2008 / February 2008 / March 2008 / April 2008 / May 2008 / June 2008 / August 2008 / September 2008 / October 2008 / November 2008 / December 2008 / January 2009 / February 2009 / March 2009 / May 2009 / June 2009 / August 2009 / September 2009 / October 2009 / November 2009 / December 2009 / February 2010 / March 2010 / May 2010 / June 2010 / July 2010 / August 2010 / October 2010 / December 2010 / January 2011 / February 2011 / March 2011 / April 2011 / June 2011 / August 2011 / October 2011 / November 2011 / February 2012 / March 2012 / April 2012 / May 2012 / June 2012 / July 2012 / September 2012 / October 2012 / November 2012 / December 2012 / January 2013 / February 2013 / March 2013 / May 2013 / October 2013 / January 2014 / February 2014 / October 2015 /


Powered by Blogger